_habitação e mídias integradas_
_interfaces para comunidades de baixa renda_

Apresentação da Pesquisa
O objetivo da presente pesquisa, intitulada “Habitação e Mídias Integradas: Interfaces para Comunidades de Baixa Renda”, é coletar e sistematizar exemplos de peças e projetos que permitam mapear e analisar conceitos relacionados à concepção e a produção de mobiliários com mídias integradas e interfaces colaborativas para uso doméstico.
Partindo do principio de que o conjunto das experiências que se desenvolvem no cotidiano são o meio pelo qual se traduzem os modos de vida familiar, a questão comportamental do indivíduo frente ao objeto e das potencialidades deste como elemento fomentador dessas experiências são importantes critérios no processo de seleção e análise dos exemplos escolhidos. O levantamento abrange exemplos propostos e discutidos em grandes centros depesquisa de Design no mundo e permite importantes reflexões e contrapontos sobre as proposições brasileiras nessa área, ampliando assim, as bases de discussão sobre a produção nacional e sobre um Design ao alcance de uma parcela maior da população (comunidades de Baixa Renda).
Para isso a pesquisa apoiou-se em conceitos e metodologias desenvolvidos em outros trabalhos do grupo de pesquisa Nomads.usp na área de Design. Ao mesmo tempo, buscou o aprofundamento de algumas dessas idéias, apontando novos rumos e desenvolvendo outros conceitos que permitissem avançar a colaboração do grupo nessa área. O mapeamento dessas idéias por meio da coleta, sistematização e análise de objetos e propostas relacionados com o tema em questão constitui, assim, um importante instrumento de apoio a para pesquisas futuras e contribui de forma especial com dois dos projetos do Nomads.usp “Comunidades_online: Domesticidade e Sociabilidade em Políticas Públicas para Inclusão Digital” e “Kómunikátor”. O primeiro é uma pesquisa de políticas públicas Financiada pela Fapesp (processo Fapesp nº. 03/06421-6) e realizada em parceria com professores externos, parceiros tecnológicos de iniciativa privada, Prefeitura Municipal de São Paulo, Coordenadoria do Governo Eletrônico, Cohab-SP. O segundo, trata do projeto de equipamentos e mobiliários com mídias integradas e é financiado pelo CNPq (Projeto CNPq nº. 402043/2004-9 / Comitê de Assessoramento: AS / Modalidade: APQ / Referência: Edital CNPq 32/2004 – Ciências Humanas e Sociais e Sociais Aplicadas), mantendo co-parceria também com outros dois grupos de pesquisa da Universidade de São Paulo: o Laboratório de Sistemas Integrados da Escola Politécnica e o Nutau da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, FAU-USP/SP.
Além desses dois grandes projetos a presente pesquisa apóia-se em outras pesquisa de mestrado do Nomads.usp como: “Inter.ações. Critérios para o desenho de mobiliário doméstico contemporâneo”, finalizado no término de 2005 pela arquiteta Tatiana Sakurai (proc. FAPESP 02/12553-0) e “Design, comportamento e mídias: critérios para o desenho de mobiliário doméstico”, financiada pelo CNpq (proc. CNPq 134239/2005-9), iniciada em 2004 e em desenvolvimento pelo arquiteto Nilton César Nardelli.